Em meio a essas catástrofes ouvimos clamores voltados a Deus, muitas vezes brotando de nosso próprio coração. "Por quê tu permitiste, ó meu Deus?" é uma das mais educadas. Há outros que acusam a Deus por não agir ou impedir tais coisas. Outros crêem que o próprio está mandando o castigo pelos pecados. Mas o que a Bíblia diz a respeito disto?
Academicamente falando, a doutrina do destruidor, ou do Satã, adversário, Diabo evolui em meio a teologia do povo hebreu segundo as suas escrituras.
O livro de Jó - que segundo a opinião acadêmica é um dos livros que mais avançaram na teologia bíblica - já é posto o Satã como o causador das catástrofes naturais e os demais incidentes com a família do patriarca (Jó 1 e 2). Em Malaquias 3:11 há uma promessa de repreensão ao devorador dos campos para os que forem fiéis aos dízimos e ofertas. Em diversos textos, as obras más são inspiradas por espíritos maus, causadores de destruição.
No novo testamento esta imagem é retomada, inclusive pondo Satanás como um leão devorador (I Pedro 5:8). Os endemoniados causam destruição, e a besta que surge da terra - mais uma das seguidoras do Dragão/Satanás - pode lançar fogo do céu (Apocalipse 13:13).
Mas foi Jesus quem mais fez distinção entre o Adversário e Deus. Primeiro na Parábola do trigo e do Joio, mostrando que o Joio, as pessoas que amam a impiedade, são frutos do plantio do inimigo (veja Mateus 13:24-30 e 36-43).
Mas o esclarecimento mais grandioso é feita na descrição do Bom Pastor, onde vê-se a diferencia entre as obras de Deus e as de Satanás:
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.Vemos que o verdadeiro causador destas tragédias é Satanás. Na Bíblia ele e seus seguidores é que são responsáveis pelo mal. Que possamos deixar de segui-lo e seguir ao doador da vida.
João 10:10
Nenhum comentário:
Postar um comentário