terça-feira, 29 de novembro de 2016

O que vem com a Morte?


Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Eclesiastes 9:1-6
Na madrugada dessa terça-feira o Brasil foi impactado com a notícia da morte de 71 pessoas no acidente aéreo na Colômbia com a delegação do time brasileiro de futebol Chapecoense. Na verdade, não só o Brasil se comoveu, mas o mundo inteiro prestou suas condolências ao saberem dessa fatalidade.

Os clubes brasileiros estão tomando atitudes de solidariedade ao clube e o governo de vários países tentam ajudar nesse momento de dificuldade para os familiares, amigos e a cidade de chapeco, por serem os mais afetados pela tragédia.

Mas o que mais me chamou a atenção é o que ocorreu poucas horas depois da tragédia ser anunciada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cancelou a final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético mineiro e toda a última rodada do Campeonato Brasileiro, atitude totalmente diferente do que aconteceu 22 anos atrás quando um herói nacional morria num acidente de fórmula um: o piloto Ayrton Senna.

No dia 1º de Maio de 1994 morreu o que talvez foi o maior piloto de fórmula 1 que o mundo já conheceu. Foi no prêmio de Imola na Itália que aconteceu, mas ele não foi o único piloto a se acidentar nesse prêmio e, infelizmente, não foi o único a morrer. No treino classificatório já havia morrido o piloto Roland Ratzenberger e vários outros acidentes sérios tinham ocorrido. Todos os pilotos estavam abalados e, inclusive o brasileiro. Ele ainda pediu para não correr, mas, como dizem nos show business "o show tem que continuar". Mas há coisas mais importantes que o intertainment.

Se a atitude dos dirigentes da fórmula 1 fosse igual ao dos do futebol da CBF e da Comebol, provavelmente teríamos por mais tempo nosso píloto mais estimado.

A morte, segundo a Bíblia, é o último inimigo a ser vencido (1 Coríntios 15;26). Mesmo assim a morte trás algo importante: a reflexão do valor da vida. Em meio a morte olhamos para a vida, o que há de bom, e isso traz o que há de melhor em nós.

O jogador Alan Ruschel pediu para que guardasse sua aliança, outros jogadores que chegaram vivos perguntaram sobre a família nos levando a ver que pessoas acostumados a agradar multidões ainda precisam do mesmo fundamento base que todos nós precisamos, a família (Veja Eclesiastes 9:9).

Em meio à morte, nos voltamos mais fortemente a vida, procurando o que ela há de melhor. Procuramos o mais importante na vida e isso nos faz aprender o que realmente é viver, e viver com abundância. Esse é o motivo de Salomão (o mais aceito autor de Eclesiastes) dizer "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração" (Eclesiastes 7:2).

O texto que escolhi não o fiz por querer defender uma doutrina ou para ser dramático, mas para mostrar a real essência do livro de Eclesiastes: como devemos viver a vida. O que realmente importa? Viver em abundância e o livro dá várias dicas disso. Como a música dos titãs diz, devemos "saber viver", e isso no livro de Eclesiastes, é viver com sabedoria. A Sabedoria é melhor que armas de guerra (veja Eclesiastes 9:14-18).

A morte é muito forte, mas sua força pode nos trazer cada vez mais vida. Só depende de nós, pois Deus nos indica esse caminho. A vida, afinal, é muito mais forte, e por isso ela vale muito mais ser apreciada do que a morte. A morte só serve para enaltecer a vida. Lembrar que ela é o primeiro presente de Deus e o único que faz com que aproveitemos os outros.

No filme "Um Sonho de Liberdade", Red indaga Andy sobre como não deveríamos fantasiar com sonhos inúteis, pois os dois tinham sido sentenciados a prisão eterna e jamais sairiam da prisão. Sonhar com uma vida fora era inútil. Andy respondi que só restava duas opções então: ocupar-se com a vida ou com a morte. Andy escolheu a vida, "porque melhor é o cão vivo do que o leão morto" (Eclesiastes 9:4).

A vida é boa, e devemos procurar a sabedoria divina para vivermos ela bem e ensinar outros a vivê-la bem. Aceita esse desafio?