segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Entendendo Salvação e obras da lei

Criei [que orgunlho =) ] uma pequena parábola para exemplificar melhor como se harmonizam a salvação dada por Jesus Cristo e as obras da lei.

Tudo começa com um cruzeiro (ou navio bem grande). As pessoas que embarcaram nesse cruzeiro estavam livres para se divertirem da maneira que bem quisessem tendo que respeitar uma única lei no navio todo. Não poderia pular para fora do cruzeiro. Isso mesmo, não se poderia sair do navio quando o mesmo se encontrasse em alto mar. Só isso era necessário para que tudo ficasse bem nessa maravilhosa viagem. Fora esclarecido isto a todos os passageiros, não tendo dúvidas a respeito de como cumprir a regra.

Mas um dos viajantes, ludibriado pelo Sol batendo nas lindas águas do mar decidiu "quebrar" a lei, pulando do cruzeiro no alto mar. O mergulho foi tão bom que ele sobreviveu. Mas depois de curtir um pouco da emoção de estar em alto mar ele se deu conta de que não conseguiria subir sozinho e se ele permanecesse lá ele morreria. Quem dera se ele tivesse guardado o mandamento que tinham lhe mandado! Mas agora guardá-lo não poderia salvá-lo, pois de que adianta não pular do barco se você nem está dentro dele. Guardar a lei não colocaria ele em segurança, na verdade, primeiro ele tinha que estar no cruzeiro para poder voltar a guardar a lei.

Agora o aventureiro começou a gritar por ajuda e outro milagre aconteceu. Alguém ouviu e avisou o resgate do navio que resgatou o homem. Agora que ele estava de volta no barco ele pode guardar a lei, pois se ele voltar a quebrar aquela única lei, ele voltará a colocá-lo em perigo e todos que quiserem ajudá-lo.

Jesus morreu a morte que nós tínhamos que morrer: a morte eterna. Mas ele não fez isso para que vivêssemos machucando a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor. Depois de salvos, nossa união com Cristo nos transforma para não querermos mais desobedecer nosso Pai celestial.

Está pequena parábola conta-nos tanto a necessidade de um salvador quanto a importância da obediência a lei divina. Foi inspirada no Salmo 40:1-3.
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.E pós um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
Fiquem com Deus.