segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Um vínculo eterno

"...e pois a eternidade no coração do homem..."
Ec 3:11

Não há livro que me impressione tanto quanto a Bíblia. Meu relacionamento com ele e suas histórias vão desde minha tenra infância, até nos estudos que realizo até hoje.
Este livro sempre me facinou. Ao meu ver, ele é a melhor manisfestação das tristezas, dos conflitos, das alegrias, dos desejos, e de todas as demais áreas existentes no coração humano.
Ela também demonstra uma variedade cultural dos povos antigos impressionantemente. Não há como negar que, apesar de ser um livro com função estritamente religiosa, as Escrituras descrevem com riquesa de detalhes as culturas e traços particulares de tempos da antiquidade. Apesar de se crer que ela foi escrita em cerca de mil e seissentos anos, estaafirmação é discutida academicamente até hoje, sem se ver muita esperança em se encontrar uma resposta satisfatória para os escolásticos.
E sobre este livro maravilhoso que gostaria de postar a partir de hoje, não levando em conta só minha fé neste livro como a palavra de Deus, mas as discussões e descobertas acadêmicas, quando não desconfianças e negações, para que não só eu, mas os que acompanharem este blog possam crescer, se não na fé neste livro, no conhecimento acadêmico e na beleza literarária que vem sendo expressa a mais de três milênios.

"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente".
Is 40:8